Posse Responsável

Posse Responsável é a responsabilidade sobre a vida e o bem-estar do animal.
O animal adotado lhe dará muita satisfação, mas também lhe submeterá a diversas situações e por muitos anos. Seja um dono responsável NUNCA COMPRE OU ADOTE UM ANIMAL POR IMPULSO.

Verifique se toda sua família está de acordo. E se for filhote, ele fará bagunça. Os animais precisam de carinho e atenção tanto quanto os seres humanos. Procure orientação para realizar as vacinas e vermifugações necessárias em seu animal, é para o bem dele e da sua família.

Ofereça alimentação balanceada com qualidade e quantidade suficiente, mantenha sempre água fresca à disposição. Mantenha limpo o local onde vive o seu animal, deve estar protegido da chuva, frio e calor excessivos. Não o esqueça no fundo do quintal ou acorrentado 24 horas por dia. Tenha o pátio devidamente murado.

No caso de cães de guarda, mantenha portões fechados e grades altas e a sinalização indicando a presença de animais bravos no local. Não deixe de procurar tratamento veterinário caso o seu amigo adoeça. Explique para as crianças que este animal não é um brinquedo, ele tem necessidades e sentimentos como todos os seres vivos. Não o deixe solto nas ruas, correndo o risco de ser atropelado, de provocar algum acidente, ser roubado ou atacado por outros animais ou se ele atacar outras pessoas e/ou outros animais, a responsabilidade é toda sua.

Use sempre coleira e guia ao levar seu amigo para passear. Recolha as fezes em locais públicos e condomínios. Preste atenção se ele está triste, quieto, veja o que é, às vezes, são coisas simples, só requer um pouco de atenção. Veja se ele está com coceira pode ser pulga, carrapato, alguma alergia de pele ou sarna. Mesmo se seu animal não saia na rua pode pegar alguns destes citados anteriormente.

Não permita que seu animal se reproduza descontroladamente, contribuindo para aumentar o número de bichos abandonados nas ruas. JAMAIS ABANDONE SEU ANIMAL. Abandonar um animal é um ato de crueldade, considerado CRIME pela legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário