Pelo fim das carroças nas ruas

Não é incomum nos depararmos com cavalos puxando uma carroça com peso acima de suas forças

Quase sempre transportam excesso de carga sem a utilização de ferraduras, arreios, apresentando desnutrição, feridas causadas por instrumentos sem a devida adaptação, o que lhes causa dor até a morte.

Não é possível permanecermos inertes diante do animal que não tem como dizer ao homem que o utiliza que está cansado, sentindo dor, sede, fome ou não suporta o peso excessivo que carrega.

Ainda, abusos no trato com os animais ocorrem durante a circulação das carroças e isto é considerado crime de maus-tratos.

De outro lado, além de ser um crime ambiental, as Municipalidades não podem fazer olhos moucos à forma medieval de trabalho dos carroceiros.

Os veículos de tração animal já foram abolidos em inúmeros Municípios do Brasil e todas as demais devem evoluir também neste sentido, não mais permitindo cenas tristes como a de um animal ser exigido esforços superiores ao que realmente suporta.

Não tratar deste tema implica não só em convivermos com as crueldades que cotidianamente são praticadas contra os animais que tanto sofrem em nossas ruas, como incentiva o trânsito perigoso e caótico nas Cidades.

Normalmente, se o homem pratica crueldade contra o animal, a pratica contra o seu semelhante.





Existem alternativas para corrigir esta situação e que servem de modelo para possibilitar que os profissionais migrem para esta forma mais consciente e sustentável de realizar seu trabalho.



Há ainda a possibilidade de apresentar projetos de leis nas Câmaras Municipais como forma de oferecer outras alternativas aos carroceiros como, por exemplo, criar cursos de múltiplas atividades e habilidades para a reinserção destes segmentos em nova atividade produtiva; ou ainda obter financiamento de quantia necessária para aquisição de motocicleta junto ao Banco do Povo, sob as condições estabelecidas pelo órgão público e para o fim de serem acopladas nas carroças, substituindo.

Veja alguns modelos de projetos de lei prontos para serem apresentados e aprovados!
MODELOS DE PROJETOS

Alternativas não faltam!

Enfim, ações simples mas com ótimo resultado e a certeza de que com pequenos gestos podemos fazer muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário