Cães em apartamento


O desejo de ter um cachorro, para algumas pessoas, começa assim: "Gostaria de ter um cão. Moro num apartamento não muito grande e trabalho fora o dia todo. O cão tem que ser pequeno e silencioso. Que raça eu devo escolher?".


Como manter um animal em um local pequeno e sozinho o dia todo? O cão será infeliz e vários problemas irão aparecer, como latidos, uivos (afinal, os cães que não estão contentes têm direito de protestar), problemas com a vizinhança, destruição dos móveis da casa, estresse, etc...

Cães, mesmo os bem pequenos, que vivem confinados em áreas de serviço ou varandas não podem ser felizes. Para esses falta tudo. Espaço, companhia.. e é muito fácil encontrar animais nessas condições, porque os donos não querem que eles sujem a casa.

É claro que um cão poderia ser bem mais feliz morando numa casa, mas caso ele vá morar em um apartamento saiba que você precisa assumir o compromisso de dar boa qualidade de vida a ele. Para o cão se adaptar a vida em apartamento, você terá que se adaptar ao modo de vida dos cães.

Algumas dicas para tornar a vida do cão, que mora em apartamento, mais feliz:
- passear, brincar e exercitar todos os dias; o contato do cão com algumas plantas, pessoas diferentes e outros animais distrai e alivia o estresse do confinamento.
- ofereça brinquedos próprios para cães, de várias texturas para passar o dia entretido;
- não o deixe isolado o dia todo, muitas vezes as pessoas confundem estar presente com a companhia que o cão exige.

Na verdade o cão precisa participar do cotidiano do dono para se sentir feliz. Brincar, olhar para ele, acariciar, abraçar e falar com ele faz parte da verdadeira companhia que o cão espera do dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário