Problemas de pele


Os cães de raça são mais suscetíveis aos problemas de pele que os cães SRD (Sem Raça Definida - “vira-latas”).

As causas nem sempre são muito claras, existem, no entanto, duas causas muito comuns, que podem ocorrer isoladas ou não. A primeira é de fundo alérgico e a segunda está na presença de ectoparasitos, que são denominadas sarnas, provocadas por ácaros e quando tratadas a tempo são de cura fácil. O primeiro passo para eliminar o problema é descobrir a causa.

Nem todo prurido (coceira) significa sarna. Além da coceira, a sarna causa perda de pelos, descamações e crostas na cabeça, orelhas e patas, podendo alastrar-se para todo o corpo do animal, se não for tratada.

O tratamento de sarna pode ser feito na forma de banhos usando produtos adequados, dependendo da gravidade da doença. É importante esclarecer que não existe vacina contra sarna, como pensam alguns. O veterinário poderá optar por medicação injetável para tratar a sarna, mas essa aplicação só deve ser feita por um profissional, uma vez que os produtos podem ser tóxicos. E essa aplicação não tem efeito preventivo como as vacinas e sim curativo.

Uma dúvida freqüente é sobre a possibilidade dos animais passarem a sarna para o homem. Embora exista um tipo de ácaro da escabiose para cada espécie (cães, gatos, homem, etc.), a sarna dos animais pode, eventualmente, contaminar as pessoas também. As lesões de sarna no ser humano se manifestam como pontos avermelhados nos braços e tórax, justamente as áreas onde as pessoas têm contato direto com os animais quando os carregam. A coceira é o sintoma característico e esse tipo de sarna no homem tem tratamento fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário