Dicas importantes de cuidados com filhotes

Procurar adquirir animais com idade superior a 45 dias, para que não sintam tanta falta da mãe e irmãos e para não por em risco a saúde, o desenvolvimento e o comportamento do filhote.

Alimentação: desde cedo com ração comercial, pois é o alimento mais completo, feito especialmente para eles (várias marcas, para todos os tamanhos, idades e necessidades, estão disponíveis no mercado), evitando doces, comida caseira, ossos e alimentos crus.

Passeios: não passear com filhotes antes da terceira dose da vacina óctupla.

Ouvidos e Dentes: procure limpar os ouvidos uma vez por semana ou após o banho evitando a formação de otites (muito comum em animais de orelhas caídas), também é necessário o cuidado com os dentes, pois problemas como tártaro são muito prejudiciais podendo causar até cardiopatias. Oferecer brinquedos específicos para o animal roer, ajuda na prevenção. Isto serve para toda vida dele.
Leia também, muito importante para a saúde de seu filhote: Vermifugação, Vacinação, Ectoparasitas (pulgas e carrapatos).

Causas mais comuns da diarreia: alguns tipos podem levar à morte.
Abaixo estão alguns fatores causadores da diarreia:
- Infecção por vírus
- Infecção por bactérias ou protozoários
- Ingestão de alimentos estragados
- Mudanças bruscas na alimentação
- Deficiência de enzimas digestivas.

Caso perceba que seu animal está com diarreia, procure o médico veterinário de sua confiança, ele é a pessoa indicada para lhe dizer qual a causa do problema e quais os cuidados que você deve tomar.

Lembre-se: Prevenir é melhor que remediar, mas se houver necessidade de medicar que seja por profissional capacitado, ou o barato vai sair muito caro!

Muito importante tomar estes cuidados também em animais adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário